segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Virada inclusiva 2011 nas unidades do SESC



O SESC apóia e participa do projeto do Governo do Estado que acontece nos dias 3 e 4 de dezembro, com mais de 60 atividades em diversas unidades, da capital e do interior.

Dia 3 de Dezembro é o Dia internacional da pessoa com deficiência, e a Virada inclusiva celebra essa data com atividades de cultura, arte, esporte e lazer que acontecem simultaneamente em diversos municípios do Estado de São Paulo. Além de promover eventos e espaços fisicamente acessíveis, a Virada inclusiva busca a reflexão da sociedade a respeito da igualdade de direitos entre as pessoas, independente de ter ou não deficiência.



Diversas unidades do SESC participam das 24h de Virada inclusiva com apresentações de grupos de dança formados por pessoas com e sem deficiência, espetáculos teatrais com apresentações em LIBRAS, declamação de poesia lida em braile, visitas a exposições com acompanhamento de intérprete em LIBRAS, oferecimento de áudio livros em livros em braile, exibições de filmes com audiodescrição, atividades físicas adaptadas, clínicas com atletas paraolímpicos e muitas outras atividades que podem ser consultadas no Portal SESC.



Transporte acessível e gratuito será disponibilizado em diversos pontos da capital para atender ao público da Virada inclusiva. Para consultar os itinerários, acesse o site oficial da Virada inclusiva.



Alguns destaques da programação no SESC
Biblioteca
A biblioteca do SESC Bom Retiro disponibiliza dois equipamentos para a leitura de livros e periódicos direcionados aos deficientes visuais: A lupa eletrônica, ou vídeo-ampliador, que permite às pessoas com baixa visão aumentar texto e imagem de um documento. O Poet Compact, um scanner que reconhece todo texto de um documento e narra em português, além de transmiti-lo em braile.
Bom Retiro - Sábado das 10h às 18h30, domingo das 10h às 17h30
17º festival internacional de arte contemporânea – “sesc_vídeobrasil”
Visita monitorada com tradutor em libras pela exposição que este ano amplia seu foco de investigação, apresentando a produção artística contemporânea do Sul Geopolítico do mundo - América Latina, África, Europa do Leste, Oriente Médio e Ásia; e a obra do artista Olafur Eliason. Encontro na Loja SESC. Vagas limitadas. Retirada de senha no local 30 minutos antes.
Belenzinho - sábado e domingo: 10h30 e 15h
Bressonianas
Visitas orientadas à exposição Bressonianas, com o acompanhamento de intérprete de libras.
Santos - sábado e domingo: 11h, 13h30, 15h30 e 17h30
Áudio livro e impressão em braile
Disponibilização de acervo de áudio livros de poesia para uso nos computadores da sala. Serão oferecidos gratuitamente poemas impressos em braile a deficientes visuais e o MecDaisy, software livre que converte textos em narrativas orais, para cegos. Inscrições com 30 min. de antecedência no local. Internet Livre.
Santana - sábado e domingo das 13h às 19h
Oficina de jogos sensitivos
Jogos de linha lógico/cognitiva aplicáveis a todo tipo de pessoas, com exemplares específicos para deficiências de todos os tipos. Desafios geométricos, jogo de memória táctil, genius, quebra-cabeças diversos, desafios em cubos e outros.
Santo André - sábado e domingo, das 14h às 17h
Audiogames
Os Audiogames constituem diversos ambientes e situações no computador, permitindo ao deficiente visual interagir com o mundo virtual. Com Luciano Sestari.
Araraquara - Sábado e domingo, 14h

Sábado, 03/12 ::
Handebol em cadeira de rodas
Esta modalidade esportiva se aproxima do handebol tradicional. As diferenças são: uso das cadeiras de rodas e redução da baliza do gol. Com participação da equipe da Associação de Esporte Adaptado de Campinas. Criada em 2005, é uma das pioneiras da modalidade de Handebol. Com demonstração, bate-papo sobre regras e história do Handebol em cadeiras de rodas e vivência.
Santana - 14h
Headmouse
Aprenda a utilizar este software gratuito que permite que pessoas com deficiência motora consigam interagir com o computador sem as mãos, apenas com movimentos de rosto. Para jovens a partir de 12 anos. Internet Livre.
Santos - 15h
Divertssiments
Espetáculo de dança com a Associação de Ballet e artes para Cegos Fernanda Bianchini. A Cia. apresenta trechos de coreografias de grandes clássicos do repertório mundial, inclusive contemporâneas.
Belenzinho - 17h

Domingo, 04/12 ::
V Festival de natação adaptada UFSCar
Com o intuito de estimular a participação de pessoas com deficiências em atividades esportivas, e difundir o esporte adaptado como meio de inclusão social, será realizada mais uma edição deste festival, em que participam pessoas com diferentes deficiências.
São Carlos - 10h
O que aprendi com o Pequeno Príncipe
O público apreciará a obra clássica da literatura “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint Éxupéry, numa versão cênica em LIBRAS. O ouvinte será aproximado à língua de sinais. O surdo, a uma obra clássica proveniente de uma cultura ouvinte.
Bom Retiro - 12h
Vivência de vôlei sentado
O vôlei sentado foi criado em 1956 na Holanda, unindo o vôlei convencional com o sitzbal, esporte alemão que não contava com a rede, praticado por pessoas com limitada mobilidade e jogavam sentadas. Orientação da Associação Desportiva para Deficientes.
Vila Mariana - das 14h às 16h

Nenhum comentário:

Postar um comentário