Perguntas mais freqüentes
O que são distúrbios de comunicação?
Existem diversos tipos de  distúrbio agrupados sob essa categoria. Alguns exemplos são os distúrbio  de articulação, de voz, de linguagem e a gagueira.
O que é fissura labiopalatal?
É uma abertura na região do lábio ou palato, ocasionada pelo não fechamento 
dessas estruturas, que ocorre  entre a quarta e a décima semana de gestação. As fissuras podem ser  unilaterais ou bilaterais e variam desde formas mais leves, como  cicatriz labial e o úvula bífida, até formas mais graves, como as  fissuras amplas de lábio e palato. Podem ocorrer fissuras atípicas  envolvendo a região oral, nasal, ocular e craniana. No Brasil, a cada  650 crianças uma tem essa malformação labiopalatal, chamada popularmente  de "lábio leporino".
Quais são as causas da fissura labiopalatal?
A causa é multifatorial, podendo  combinar fatores genéticos e ambientais. O fator genético envolve uma  inter-relação de várias informações genéticas herdadas dos pais. Dentre  os fatores ambientais estão o uso do álcool ou de cigarros, a realização  de raio X na região abdominal ou a ingestão de medicamentos com  anticonvulsivantes ou corticóides durante o primeiro trimestre da  gravidez.
Existe um Hospital de  Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC) da USP, em Bauru. O  trabalho dessa instituição pode ser conhecido acessando  http://www.centrinho.usp.br/
O que é dislalia?
É uma perturbação da fala  caracterizada por hesitação repetitiva e demora na emissão das palavras  ou pelo prolongamento anormal dos sons. A gaguez começa geralmente na  infância, em 90% dos casos antes dos 8 anos. Afeta entre 1 a 3% da  população adulta. Cerca de metade das crianças em que a gagueira  persiste até aos 5 anos (pode começar entre os 2 e 4 anos), continuam a  gaguejar quando adultos.
O que é ecolalia?
Ecolalia é a repetição da última  palavra, som ou frase ouvida. Pode ser considerada um distúbio de  comunicação semelhante à gagueira.
O que é afasia?
Afasia é um comprometimento  verbal que implica em distúrbios de vocabulário ou de problemas quanto a  compreensão de linguagem. A afasia possui as mesmas etiologias da  disartria, muitas vezes um AVCI ou AVCH, que compromete as áreas do  córtex cerebral, relacionadas com a linguagem.
A afasia pode ser classificada de diferentes maneiras, de forma simplificada podemos citar:
* afasia de recepção: na qual o indivíduo apresenta dificuldades para compreender a linguagem falada ou escrita; 
* afasia de expressão: na qual o  indivíduo apresenta dificuldades para expressar seus pensamentos por  meio da fala ou da escrita, mesmo tendo intenção comunicativa; 
* afasia receptiva/expressiva:  na qual o indivíduo apresenta dificuldades para compreender o que lhe é  comunicado e expressar seus pensamentos.
O que é disartria?
É a articulação defeituosa dos  sons da fala sem comprometimento do processo linguístico. A dificuldade é  devida a distúrbios motores dos órgãos da fonação, como língua e  lábios, em conseqüência de lesões bulbares, cerebelares ou mesmo  corticais (do córtex cerebral).
O que é dislexia?
A definição mais usada na atualidade é de Abril de 1994 e foi redigida pela International Dyslexia Association: 
"Dislexia é um dos muitos  distúrbios de aprendizagem. É um distúrbio específico da linguagem, de  origem constitucional, caracterizado pela dificuldade de decodificar  palavras simples. Apesar de submetida a instrução convencional, adequada  inteligência, oportunidade sociocultural e não possuir distúrbios  cognitivos e sensoriais fundamentais, a criança falha no processo de  aquisição da linguagem. A dislexia é apresentada em várias formas de  dificuldade com as diferentes formas de linguagem, freqüentemente  incluídos problemas de leitura, de aquisição e capacidade de escrever e  soletrar."
O que é disgrafia?
O termo disgrafia refere-se à  dificuldade de escrita. Assim, de acordo com a divisão tradicional, a  disgrafia se subdivide em disgrafia específica, ou propriamente dita, e  disgrafia motora . Na primeira delas, não se stabelece uma relação entre  o sistema simbólico e as grafias que epresentam os sons, as palavras e  as frases. A isto denomina-se simplesmente disgrafia. A segunda ocorre  quando a motricidade está particularmente em jogo, mas o sistema  simbólico não. A isto denomina-se discaligrafia, entendendo-a não  somente como o resultado de uma alteração motora, mas também de fatores,  o que altera a forma da letra. Os indicadores que se consideram para a  disgrafia recebem os mesmos nomes que os indicadores de dislexia, apenas  observa-se que na primeira estes ocorrem no momento de escrever  (inversão, substituição, translação, omissão de palavras) e, na segunda,  durante a leitura .
http://arivieiracet.blogspot.com/
CONCLUSÃO
Estes Distúrbios não são considerados Deficiências conforme o Decreto 6.571 que rege a Educação Especial e deve ficar claro que o Fonoaudiólogo            é o profissional legalmente habilitado para intervir, tanto preventiva            quanto terapeuticamente nesses casos. Afirma-se ainda, a importância            de continuarem sendo realizadas pesquisas nessa área do conhecimento            humano ainda tão pouco explorada.
         
Nenhum comentário:
Postar um comentário