Hiperlexia a síndrome da leitura precoce |
Melhora na Linguagem: a Chave para a Ajuda
Há outros procedimentos que também são comuns em crianças
hiperléxicas: atitudes de auto-estímulo, tais como, agitar as mãos, bater a
cabeça, torcer coisas; sensação geral de ansiedade inexplicada; temor
específico a alguma coisa fora do comum; sensibilidade a barulho, frequentes
acessos temperamentais.
Muitas crianças apresentam esses sintomas entre os 2 e 3 anos, e
parecem ser autistas. Entretanto, melhorando a linguagem (compreensão e
expressão), a conduta autista diminui ou desaparece.
Deve ser lembrado que a hiperlexia é um distúrbio de linguagem,
não um distúrbio de conduta. A medida que pais, professores e terapeutas
desenvolvam estratégias para melhorar a linguagem e ajudar a criança a entender
o que se passa em torno de si, ou o que se espera de si, ela fica menos
ansiosa, mais flexível, mais interativa.
A Chave para o Sucesso:
Os pais da criança e qualquer adulto que tenha contato regular com
a mesma, devem lembrar-se sempre deste princípio: O desenvolvimento da
linguagem é a chave para destrancar uma criança hiperléxica.
Estratégias e Limites:
Devemos refletir bem sobre o que ensinar e como ensinar a uma
criança hiperléxica. Encontrar o vínculo criativo entre brincar e aprender é um
desafio diário. Como os interesses mudam e as necessidades cognitivas também,
você tem que estar sempre à procura de novos meios de ligação entre a diversão
e o ensino.
Respeite, porém, os limites e não exija da criança mais do que ela
pode dar. Gradualmente, tente esticar o período de tempo em que a criança esta
se envolvendo com o mundo à sua volta, mas aceite a retirada quando ela
precisar de uma trégua.
Inteligência e Capacidade de Aprendizagem:
A inteligência não é prejudicada pela hiperlexia. O teste adequado
geralmente mostra que as crianças têm, no mínimo, uma inteligência normal.
Embora por métodos não usuais, os hiperléxicos aprendem e isto é
importante ter-se em mente. É necessário conhecer sua maneira singular de
aprender, e então usá-la para transmitir os conceitos que eles não aprenderem
pelos métodos comuns. As crianças hiperléxicas captam rapidamente novas idéias,
se os conceitos forem apresentados na forma apropriada, ou seja, adaptada às
suas condições psicológicas e à sua maneira de entender. Você poderá ter que
usar métodos não usuais, mas as crianças aprenderão.
É preciso também levar em conta ao máximo os interesses da
criança. Por exemplo, se ela reage bem a anúncios comerciais musicados, ponha
as tarefas da escola na música desses anúncios. Se gosta de dinossauros, ponha
dinossauros nos seus exemplos. Em lugar de insistir para que a criança se
adapte aos padrões normais de ensino, observe como é que ela aprende e use esse
método quando lhe for ensinar algo de novo.
Leitura e Estilo de Aprendizagem:
A fenomenal capacidade precoce de leitura é extremamente favorável
à criança hiperléxica. Uma ótima estratégia para liberar sua linguagem será
usar a leitura como instrumento, não só para desenvolver qualquer aprendizagem,
como para disciplinar a conduta. A palavra escrita é concreta, enquanto a
palavra falada voa antes que a criança possa perceber o seu significado. A
palavra escrita permanece num só lugar e permite que a criança olhe por quanto
tempo seja necessário até descobrir o que ela expressa
Cotidiano e Rotinas:
As crianças hiperléxicas são as pessoas de hábitos mais
conservadores que podem existir. Gostam das coisas sempre da mesma forma. Eles
procuram sempre padronizar as situações: o caminho para o mercadinho tem que
ser apenas um, a seqüência da história na hora de dormir deve ser sempre a
mesma, o programa da televisão não deve mudar, como também não pode variar o
número de casas em que o ônibus escolar deverá parar.
Assim, como a linguagem deles é feita em blocos que não se partem
, a conduta tende a seguir o mesmo princípio. A criança hiperléxica prefere a
segurança do que lhe é familiar; isto pode levá-la a opor resistência à
professora quando lhe parecer que ela pretende mudar seu comportamento.
Linguagem e Conduta:
Linguagem e conduta são temas que precisam ser tratados de maneira
muito específica. É importante entender-se que as crianças hiperléxicas não
captam muito do meio ambiente como outras crianças, mas se receberem
demonstrações com modelos visuais, contarão com a vantagem da sua poderosa memória.
Professores e terapeutas de crianças com sintomas de hiperlexia
confirmam que a melhora da linguagem faz a melhora da conduta. Mas como pular a
barreira da linguagem para chegar à conduta?
Faça a criança sentir-se segura. A criança ameaçada ou assustada
agirá por reflexos, não por pensamento consciente. Um afago, então, pode ser
mais eficaz do que uma reprimenda, para afastar uma explosão temperamental.
Evite palavreados e procure descobrir porque a criança está insegura.
Às vezes a insegurança decorre apenas de um encontro da criança
com algo diferente, fora da rotina. A criança hiperléxica deve ser preparada
para mudanças físicas ou novas experiências, antes que elas ocorram.
Outras vezes, mais frequentes, você terá que agir diretamente
sobre as condições ambientais. Você poderá precisar retirar a criança do
ambiente estressante (um recinto barulhento ou superlotado), ou, simplesmente,
remover daquele recinto o que estiver perturbando. Quando a criança lhe parecer
calma e segura, então poderá ser viável dar-lhe uma explicação.
Aprendizagem Concreta e Simbólica:
As crianças hiperléxicas fixam-se no simbólico desde o início.
Elas aprendem a ler antes de saberem falar. Com os bloquinhos de construção, em
vez de erguerem torres, formam letras. Se olham para o suporte da mesa, vêem um
H. Essas crianças precisam ser conduzidas à fase mais elementar dos jogos, para
pegar experiência concreta, que geralmente pulam. Não tendo descoberto a
relação causa/efeito, por exemplo, através de jogos, elas precisam que lhes
seja mostrado, visual e intencionalmente, que uma coisa traz a outra. Que elas
voltem a subir em árvores, a fazer coisas simples. Que não se fixem no
simbólico, deixando de lado a formação de aptidões concretas.
Ajude a criança a dominar as aptidões que envolvem tocar e sentir
o mundo real. Enquanto outras crianças podem descobrir conceitos por si mesmas,
a criança hiperléxica precisa de demonstrações concretas. Se uma criança puder
processar os estímulos que recebe do mundo físico ao seu redor, sua ansiedade
diminuirá e a verdadeira aprendizagem começará. Então o problema do
desenvolvimento da linguagem poderá, realmente, ser enfrentado.
Ensinando ao Hiperléxico:
As crianças hiperléxicas têm processos incomuns de aprendizagem,
não há dúvida. A compreensão desses processos nos dará apoio para encontrarmos
a maneira efetiva de transmitir a elas conhecimentos de linguagem e conceitos
abstratos. Atuar sobre os hiperléxicos com a força da própria hiperlexia será a
melhor maneira de ajudá-los a descobrir a linguagem e o prazer de usá-la. Você
terá que deixar de lado tudo o que já souber a respeito de como as crianças
aprendem a linguagem em geral, e fixar-se em como aprende a sua criança; este
será o seu ponto de partida.
Pais e terapeutas já descobriram muitas maneiras, criativas e
eficazes, para vencerem as barreiras que se opõem ao desenvolvimento da
linguagem. A estratégia se processa em três fases:
- Forme a sua compreensão do estilo de aprendizagem do
hiperléxico;
- Ouça e observe para sentir que falhas há no desenvolvimento de
sua linguagem;
- Crie atividades concretas e específicas que utilize o estilo
pessoal da criança;
- Escreva, escreva, escreva... porque a criança lerá, lerá, lerá.
Se você tem contato frequente com uma criança hiperléxica, você
sabe que não adianta dizer-lhe vezes e vezes seguidas a mesma coisa. As
crianças hiperléxicas em idade pré-escolar não entendem tudo o que lêem em um
livro, numa revista ou num rótulo de uma caixa de cereais, mas se você escrever
sentenças claras, do nível de sua compreensão, você observará que elas
prestarão mais atenção às suas letras do que à sua voz.
Não espere que a criança chegue ao 1º. grau para fazer uso da sua
capacidade de leitura. As instruções por escrito podem constituir uma
estratégia básica, aplicável em dezenas de maneiras.
Convivência e Linguagem Oral:
Dois grandes benefícios derivam do inter-relacionamento de
crianças normais com hiperléxicas: estimula-se o uso da linguagem oral e
desenvolve-se a capacidade de interações.
A criança com aptidão comum de linguagem é, para a criança
hiperléxica, um modelo constante de tagarelice. Embora estejam em campo de
diferentes padrões de linguagem, a criança hiperléxica presencia os irmãos e os
amiguinhos usando uma linguagem funcional. Mesmo quando em desacordo, zangados,
gritando a plenos pulmões, estarão falando, estarão usando linguagem verbal.
O contato com outras crianças levará a hiperléxica a perceber o
uso prático da linguagem como um meio de comunicação. Haverá, então, muitas
oportunidades para que os adultos a estimulem a usar suas próprias palavras, ao
desejarem pedir algo, ou dizer o que sentem em determinado momento.
Mesmo sem entender em detalhes as características da hiperlexia,
as outras crianças, pelo convívio diário, acabam sabendo o que podem esperar da
criança hiperléxica e acham meios para se relacionarem com a mesma. Há impactos
pelo caminho, mas no seio da família ou entre bons amigos geralmente o
equilíbrio se restaura.
Um membro hiperléxico não corta laços de família, não desfaz
amizades, não dispensa o sentimento de solidariedade entre as pessoas.
Ensino e Inclusão Escolar:
As professoras precisam fazer alguns ajustes no currículo escolar,
para a criança hiperléxica. Algumas são mais prestimosas do que outras para
essa tarefa que requer atenção especial quanto a alguns pontos, como: lotação
da sala de aula, intensidade no programa de desenvolvimento da linguagem,
flexibilidade do programa de modo geral.
Idealmente a sala de aula não será grande, mas também não deve ser
muito pequena. É importante que a criança hiperléxica tenha coleguinhas em
número significativo, para que possa aprender a ser parte de um grupo e
observar a interação social de outras crianças; se a classe for muito numerosa
a criança hiperléxica poderá se sentir sobrepujada e expressar esse sentimento
através de conduta desagradável. Ademais, em classe numerosa, professora e
auxiliares disporão de pouco tempo para fazer o que for necessidade exclusiva
da sua criança, como ter que escrever tudo que bastaria ser dito oralmente.
Sugestões têm surgido para a criação de salas de aula destinadas a
hiperléxicos em razão da sua conduta indócil. Não é uma colocação apropriada,
dado que os problemas de conduta da criança hiperléxica estão ligados à
linguagem. Talvez um ambiente exclusivo, ou predominantemente de hiperléxicos,
não proporcionaria facilidades para a abordagem natural do problema, que seria,
justamente, proporcionar a convivência de crianças hiperléxicas e crianças não
hiperléxicas.
A chave do sucesso encontra-se com frequência nas classes comuns
ajudadas pelos serviços auxiliares; a criança pode ter assistência de um
fonoaudiólogo, um professor especialista em dificuldades de aprendizagem, um
professor de reforço ou um assistente social. A professora da classe trocando
idéias com essas pessoas também receberá ajuda.
Fonte: http://www.bengalalegal.com
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