segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Hiperlexia e a Chave para o Sucesso.



11/10/2007 - Rosane Braga de Mel, Susan Martins Miller e Joana Maria Teixeira de Medeiros

A partir dos parâmetros dados pela Associação Americana de Hiperlexia, uma criança pode ser diagnosticada como hiperléxica se possui as seguintes características:

- uma precoce habilidade para ler, mais do que poderia ser esperada para sua idade;
- o desenvolvimento de uma intensa fascinação por letras e números;
- uma significativa dificuldade para compreender a linguagem falada;
- dificuldades em suas habilidades sociais.

Ademais podem demonstrar aprender a linguagem oral de forma peculiar, com fenômenos de ecolalia e memorizando as orações sem compreender seu significado, uma intensa necessidade de manter rotinas, uma hipersensibilidade auditiva, olfativa e táctil, e muitas vezes parecem surdas.

Embora as crianças hiperléxicas possuam padrões comportamentais muito similares ao quadro de autismo, entre dois e três anos de idade tendem a perder estas características autistas, à medida que desenvolvem suas habilidades de linguagem. Daí a aproximação que é feita por alguns autores entre a hiperlexia e o transtorno de Asperger, que por sua vez é considerado um autismo brando de alto funcionamento.

Definição, Sintomas, Comportamento:

Hiperlexia - esta é a palavra que define uma síndrome, ou seja, um conjunto de sintomas, presente em crianças que mostram transtornos em determinadas áreas do seu desenvolvimento.


Leitura Precoce: 


Não é raro que as crianças hiperléxicas leiam as palavras de cabeça para baixo, ou em qualquer posição. Geralmente é entre os 18 e os 24 meses que as crianças hiperléxicas demonstram capacidade para identificar letras e números.

Por volta dos três anos, começam a ver as letras reunidas, formando palavras, não importando em que contexto apareçam, nem que aspecto tenham; datilografadas ou manuscritas, maiúsculas ou minúsculas, a criança reconhece. É bem provável que, ainda sem ter desenvolvido a capacidade de falar, sem dominar a linguagem oral usada por outras crianças da mesma idade, ela já esteja lendo palavras e frases.

Isso não é ensinado. A capacidade de ler, simplesmente aparece e fica. Do reconhecimento da palavra escrita, a criança, sem prévia instrução fonética, evolui para se interessar pelas sílabas que a compõem. Ela aprende a decifrar, a decodificar palavras.

Algumas crianças atingem alto nível visual, instantâneo, e raramente erram a pronúncia, mesmo de palavras difíceis. Outras crianças continuam a reconhecer as palavras pela forma, ou usam uma combinação de decifração fonética e reconhecimento visual.

Geralmente, se uma criança começa a ler sem receber lições antes dos cinco anos, isto é considerado leitura precoce e pode significar hiperlexia. As crianças hiperléxicas não têm, todas, igual capacidade de ler, algumas lêem aos dois anos outras só aos quatro. A compreensão também varia, mas todas reconhecem as palavras em nível muito superior ao que se poderia esperar de um pré-escolar.

Leitura Compulsiva:

Para uma criança hiperléxica, o nível do reconhecimento de palavras isoladas é um, e outro é o nível de compreensão de palavras agrupadas, formando conceitos.

As crianças hiperléxicas lêem tudo que seus olhos encontram em forma de letra. Pode ser difícil conseguir que fiquem sentadas por algum tempo, lendo histórias infantis, mas lerão qualquer outra coisa que lhes apareça. Elas, simplesmente, não podem evitar isso, pois os estímulos visuais são muito do seu agrado, principalmente sob a forma de letra.

Conduta Social Atípica e Inflexível:

Enquanto outras crianças estão começando a falar e descobrindo na linguagem um meio de comunicação com seus pares, as hiperléxicas estão por fora! Elas não têm interesse social no mesmo nível que pode ser notado em outras crianças, se colocadas em ambiente social, demonstram não possuírem as qualidades requeridas para interação em grupo.

Uma criança pode ser muito geniosa sem que isso nada tenha a ver com a hiperlexia, mas o que se ressalta é que, nas crianças hiperléxicas, o "mau gênio" é ainda mais forte e as explosões podem ser bem mais duradouras. As situações constrangedoras podem ocorrer por conta da inflexibilidade, típica das crianças hiperléxicas, que se julgam com o direito ao comando das decisões, mas também pode ter raízes na circunstância de aquelas crianças não entenderem os fatos correntes, nem saberem o que se esperam que elas façam.

É a limitação da sua linguagem que determina a sua conduta. Desde que não entendem o que dizem às pessoas, procuram assumir o controle da situação. A reação que têm contra a confusão, a frustração e a insegurança - que sentem sem poder exprimir - é comportarem-se de um modo que abala a estabilidade de todos !

Apego à Rotina e Desligamento da Realidade:

Para as crianças hiperléxicas, qualquer mudança é algo muito difícil. Quando for necessário introduzir alguma modificação na rotina, é importante preparar a criança para isso.

A criança hiperléxica parece pensar que vive num mundo somente seu. É perigoso se ter confiança para deixá-la sair com um grupo numa excursão, por exemplo, ou ser deixada na rua sem vigilância, mesmo perto de casa.

Pequena Capacidade de Atenção:

A capacidade de atenção das crianças é pequena, e menor ainda nas hiperléxicas. Em certos casos, manter concentrada em um determinado assunto por mais de alguns instantes é um desafio realmente sério para seus pais e professores.

Com frequência, a criança desvia a atenção para outro objeto, deixando de lado as tarefas que lhe são propostas, uma após a outra. Por outro lado, se o assunto for de sua própria escolha, algumas crianças hiperléxicas serão capazes de lhe dedicar atenção por longo tempo. É o que acontece, por exemplo, quando assistem a programas de televisão ou a gravações em vídeo, e isto ocorre do constante estímulo visual que recebem.


Fonte: http://www.bengalalegal.com

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