Encaixe dos pedaços de macarrão nos furinhos da caixa
Alinhavo no arame revestido e os retros de linha
Quebra-cabeça de palito picolé...
...pode confeccionar o quebra-cabeça com foto da criança, personagens preferidos ou alimentos.
.
|
Esconder objetos pequenos dentro da massinha.Depois parear a figura com objeto. |
Palito de picolé com velcro.Criar e imaginar letras e formas geométricas
|
Perfuração em cima da letra no sentido da escrita
|
Encaixe do agulha de crochê sem ponta.
Classificando formatos de botão na bandeja.
Pegar objetos pequenos (clips, massinha, algodão) com tesoura.Treinar o movimento abrir/fechar da tesoura sem ponta.
Brincadeira Pescaria Na escola, a pescaria pode ser com cores, letras, números ou nomes dos colegas.Trabalhar a coordenação viso-motora.
ALINHAVO com peças de cores, letras ou números. Pode confeccionar com papel cartão plastificado e trabalhar alinhavo sequenciação( montagem das letras do nome) ou (sequência dos números).
COLAGEM no Balão.Trabalhar Esquema corporal (olho,boca, nariz, orelha)
cartelas com as letras e colocar o pregador de roupa na letra representada.Trabalhar fortalecimento muscular dedo indicador e polegar.
Escrever as letras com o dedo indicador -trabalhar os movimentos do dedo para sentido e direção correta das letras.
Escrever as letras do alfabeto com cola colorida e passar o dedo indicador em cima da letrinha.Pode confeccionar cartões com as letras com texturas diferentes(emborrachado,lixa,espuma) -Trabalhar a percepção tátil e os movimentos do dedo indicador -preparação para escrita. Depois pode brincar com criança,falar uma palavra com a letra(associação).
pegar objetos pequenos com palitinho de japonês (colocar uma gominha para facilitar os movimentos abrir e fechar) e transferir os objetos para vasilha.
jogo de pinos ou Resta um -Trabalhar os movimentos pinça fina indicador e polegar para encaixe dos pinos.
Pegar objetos pequenos com uso do talher e colocar na forma de Gelo. Dicas bolinhas de algodão colorido ou bolinhas de massinha.Pode trabalhar com os números e quantidade.
Colocar a borracha na ponta do lápis.Trabalha coordenação viso-motora e movimento pinça fina(encaixe)
......depois trabalhar as cores e quantidade.
Pegar objetos pequenos com uso da colher e colocar na caixa de Ovo. Criança canhota (foto)
Fazer o movimento do lápis na massinha caseira. Desenhar ou escrever as letras do nome.
Atividade de ligar as figuras idênticas.Ajuda a trabalhar o movimento da escrita esquerda para direita e coordenação viso-motora.
Brinquedos de Madeira (montar/desmontar,encaixe e empilhar)
Abrir e fechar potes grandes/médios e pequenos
Atividade quebra-cabeça(cores,formas e tamanhos diferentes)
Perfuração de papel
Dobradura de guardanapos ou papel
Estou muito feliz em encontrar tantas sugestões de atividades, estava perdida com meu aluno e agora tenho um direcionamento. Muito obrigada!Parabéns.
ResponderExcluir