quarta-feira, 18 de abril de 2012

10 dicas para não atrapalhar a vida de um cego


1 - Pode acreditar, um cego consegue te ouvir. Então, quando quiser alguma informação de um, fale diretamente com ele e não com seus acompanhantes;

2 - Quando quiser dar uma mãozinha, ofereça! Mas espere a ajuda ser aceita antes de sair puxando o pobre do cego pelo braço no meio da rua . Pergunte a melhor maneira de ser útil. Agora, num fique fulo da vida caso a ajuda seja recusada. Nem sempre a pessoa precisa de auxílio.



3 - Sabe aquela expressão: "Tô mais perdido que cego em tiroteio?"  Ela faz algum sentido, sim. Quando vir que um deficiente visual está com dificuldade, identifique-se e faça a pessoa perceber que você está falando com ela.

4 - Beleza, a pessoa cega topou sua ajuda como guia. Coloque a mão da pessoa no seu cotovelo dobrado. Ele irá acompanhar o movimento do seu "corpicho" enquanto você anda.


5 - Avise o cego, antes, é claro, que há um degrau, piso escorregadio, buraco e obstáculos à frente do trajeto. Em um corredor estreito, coloque seu braço para trás e deixe o deficiente segui-lo.


6 - Na hora de dar uma sentadinha (ui), você deve guiar o cego até a cadeira e colocar a mão dele sobre o encosto da cadeira dizendo se ela tem ou não braço. Deixe o "matrixiano" sentar-se sozinho!

7 - Quando você for explicar um rumo ao cego, seja claro e específico. Num adianta falar, "ali depois daquele cavalo azul". Use informações que indiquem distância, de preferência: "A uns vinte metros a sua frente".

8 - Não precisa gritar com ele, nem falar alto. Fale normalmente. Cego é cego, surdo é surdo.


9 - Cegos ou pessoas com visão subnormal são como você. Então, não as exclua de atividades do convívio social ou profissional. Deixe que elas decidam como podem ou se querem participar. Proporcione a elas a mesma chance que você tem de ter sucesso ou de falhar.

10 - Palavras são palavras. Pode dizer "veja" ou "olhe", quando estiver conversando com uma pessoa cega. Elas também as usam. Mas, quando você for embora, AVISE o deficiente visual. Assim, você não vai deixar a pessoa falando sozinho, né?




Escrito por Jairo Marques

2 comentários: