CARTÕES COM DESENHOS, BRAILLE E DESENHO DE LIBRAS
Nos cartões as figuras podem ser acompanhadas pela escrita em Braile e a indicação dos sinais de LIBRAS. No exemplo que segue, o símbolo da "Escola" antecipa para onde o aluno vai e o símbolo da "Criança desenhando" antecipa a atividade de que ela participará na aula de artes.
Descrição da foto - Cartões com desenhos, Braille e desenho de LIBRAS de uma escola e uma menina desenhando.
Descrição da foto - Professora ensina a seu aluno com surdocegueira de 7 anos a comunicação em
língua de sinais.
língua de sinais.
FORMAS DE COMUNICAÇÃO PARA ALUNOS CEGOS E SURDOCEGOS
FORMAS DE COMUNICAÇÃO DINÂMICAS
As formas de comunicação dinâmicas favorecem a espontaneidade, a comunicação é imediata, temos informação e assistência. Um exemplo de comunicação dinâmica é a Língua de Sinais.
FORMAS DE COMUNICAÇÃO DINÂMICAS
As formas de comunicação dinâmicas favorecem a espontaneidade, a comunicação é imediata, temos informação e assistência. Um exemplo de comunicação dinâmica é a Língua de Sinais.
FORMAS DE COMUNICAÇÃO ESTÁTICAS
Nas formas de comunicação estáticas, o vocabulário fica disposto para ser acessado pelo aluno e pode ser:
Tridimensional (objetos, um símbolo tátil)
Duas dimensões (desenho, fotografia, uma palavra impressa)
Descrição da foto - Cartão com uma miniatura de ônibus exemplifica uma forma tridimensional de símbolo de comunicação.Nas formas de comunicação estáticas, o vocabulário fica disposto para ser acessado pelo aluno e pode ser:
Tridimensional (objetos, um símbolo tátil)
Duas dimensões (desenho, fotografia, uma palavra impressa)
Descrição da foto - Desenhos de contorno representam formas bidimensionais de símbolos de comunicação.
FONTE DAS FOTOS - Revista - A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar Recursos Pedagógicos Acessíveis e Comunicação Aumentativa e Alternativa
Nenhum comentário:
Postar um comentário