O QUE É PEDAGOGIAHOSPITALAR?
A Pedagogia Hospitalar
há anos está lutando para saber concretamente sua verdadeira definição. Ela se
apresenta como um novo caminho tomado no meio profissional da educação, com um
bom desempenho na conquista de seus ideais. É um processo educativo não escolar
que propõe desafios aos educadores e possibilita a construção de novos
conhecimentos e atitudes.
A Pedagogia Hospitalar
envolve o conhecimento médico e psicológico, representando uma tarefa complexa.
A realização dessa tarefa necessita de um ponto de referência não médico: o
enfoque formativo, instrutivo e psicopedagógico. Nisso germina um novo campo
onde aparece uma inter-relação de trabalho que permite delinear as fronteiras
de aproximação conceitual do conhecimento demandado.
A enfermidade do
educando muitas vezes o obriga a se ausentar da escola por um período
prolongado, trazendo prejuízos às atividades escolares. Por esse motivo há
necessidade de uma projeção emergente que, além de atender o estado biológico e
psicológico da criança, atenda também suas necessidades pedagógicas.
A criança sofre grandes
influências do ambiente onde ela se encontra. Quando se sente fraca e doente,
sem poder brincar, longe da escola, dos amigos e, fica desanimada e triste, sem
estímulo para se curar.
O pedagogo, ao
desenvolver um trabalho educativo com a criança internada, também trabalha o
lúdico de forma que alivie possíveis irritabilidades, desmotivação e estresse
do paciente.
A continuidade dos
estudos no período de internamento, traz maior vigor às forças vitais do
educando, existindo aí um estímulo motivacional, tendo várias ações
preponderantes e desencadeantes para sua recuperação.
Dessa maneira nasce uma
predisposição que facilita sua cura. A escola-hospital possui uma visão que se
propõe a um trabalho não somente de oferecer continuidade de instrução, mas
também o de orientar a criança sobre o internamento evitando um trauma.
fonte: sejadiferente.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário