Esta data foi institucionalizada pelo Movimento de Pessoas com Deficiência, que sentiram necessidade de um dia para manifestar, comemorar conquistas realizadas e, reunir novas forças para lutar e garantir direitos de cidadania. Hoje ela integra o calendário de comemorações oficiais.
O Movimento de Pessoas com Deficiência existe há mais de 30 anos no Brasil e, no decorrer destes anos muito já foi conquistado e, muito ainda temos a conquistar. Na Constituição Federal, promulgada em 1988, vários são os artigos, no campo dos direitos sociais, que conferem direitos às PcDs (Pessoas com Deficiência). A Lei Orgânica de Assistência Social, a LOAS, indica as PcDs como um dos segmentos a serem priorizados nas Políticas de Assistência Social. As Leis Orgânicas dos municípios, também tem artigos dedicados às questões do dia-a-dia das PcDs. Faz-se necessário tornar esses direitos realidade, a partir das necessidades concretas dos próprios interessados, as PcDs.
Começamos pelas barreiras arquitetônicas, que apesar das leis que garantem acessibilidade, muitos lugares ainda são inacessíveis para as PcDs. O sagrado direito de ir e vir, que é garantido a todo cidadão livre, também é negado as PcDs, pois os ônibus de São João da Boa Vista ainda não são adaptados para o embarque de cadeirante e pessoas com mobilidade reduzida. As PcDs enfrentam também dificuldades de acesso à educação e, conseqüentemente a uma boa formação profissional. Ainda temos nos dias de hoje, século XXI, com todo nosso avanço cultural e tecnológico, PcDs em todos os níveis, vivendo escondidas em suas casas, excluídas do convívio social.
21 de setembro é dia de luta pela inclusão social, pela convivência nas ruas, nos parques, escolas, pelo direito ao lazer, a saúde, a reabilitação, em fim, luta pelo direito a cidadania plena.
21 de setembro é dia de luta pelo direito de ser feliz, e ser feliz não é fácil onde o modelo padrão, o ideal do ser humano, continua sendo o macho, jovem, branco, inteligente e não deficiente. Não é fácil ficar sempre como reserva da reserva, sem oportunidade de participar do processo.
21 de setembro é uma data de afirmação de direitos e de diferenças. Reconhecer que as pessoas são diferentes; que umas andam bem, outras andam com muletas ou em cadeira de rodas; uns enxergam bem, outros enxergam pouco ou nada; uns aprendem mais depressa, outros são mais lentos; uns ouvem tudo e outros não ouvem nada ou quase nada e por isso têm dificuldades para se expressarem. Reconhecer e aceitar as diferenças demonstra amadurecimento.
Ser diferente, não é ser “anormal”. As diferenças expressam ritmos, processos e momentos diferentes de todos, e apontam para singularidade de cada um; pois cada um na sociedade, é único. As diferenças não justificam a discriminação, o preconceito e a exclusão. As oportunidades têm de ser iguais para todos. O respeito às diferenças, além de ser inerente a todo processo democrático, enriquece a convivência de todos e nos faz crescer como seres humanos.
21 de setembro é dia de luta pela equipação de oportunidades.
21 de setembro é dia de luta pelo respeito as diferenças.
Portando conclamamos todos, deficientes ou não, para essa luta contra exclusão e pelo exercício da cidadania plena.
*LEI Nº 11.133, DE 14 DE JULHO DE 2005 Institui o Dia Nacional de Luta da Pessoa com DeficiênciaDOU 15/07/2005
Fonte: http://avaped.blogspot.com.br
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário