quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Pesquisadores do Ceará criam aparelho que traduz documentos para o braille em tempo real

13/08/2012 19:45 - Portal Brasil


EBC -  Dispositivo traduz documentos para o Braille em tempo real  

Projeto conta com apoio do Banco do Nordeste e terá investimento de R$ 180 mil

Pesquisadores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) desenvolveram um dispositivo que permite a tradução de documentos em tempo real para o braille, tradicional sistema de leitura com o tato, utilizado por deficientes visuais. O  Dispositivo portátil óptico-mecânico de tradução Braille (Projeto PotáctilL) contou com R$ 180 mil não reembolsáveis, no âmbito do Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundeci). 


O kit composto por um mouse braille e um tablet baseado no sistema Android permite aos usuários redigir e criar seu próprio conteúdo, com o auxílio de uma máscara de silicone, com recursos acessíveis para leitura e escrita. Ele também possibilita o acesso a diversas mídias, como por exemplo, cardápios, materiais pedagógicos, documentos públicos, jornais, revistas, informativos técnicos, integrando equipamentos para impressão em braille. 

Segundo o gerente do Ambiente de Fundos Científicos, Tecnológicos e Desenvolvimento do Banco do Nordeste, Allisson Martins, já foram encomendados 200 kits, que serão utilizados por alunos deficientes visuais matriculados na rede de ensino. 

“Este projeto tem como objetivo o incremento da inclusão educacional e produtiva, ao eliminar obstáculos que impedem o uso massivo de meios de informação, conhecimento e comunicação, especialmente àqueles portadores de deficiência visual”, afirma o executivo. 

Como funciona:

O mouse contém um leitor óptico na parte de baixo, que digitaliza o conteúdo escrito. Na parte de cima, há pinos em alto relevo, que permitem a leitura táctil. O conteúdo do tablet também pode ser enviado para o mouse, por meio de conexão Bluetooth. O kit também permite a reprodução em áudio do conteúdo traduzido.

Nesta primeira fase do projeto, o sistema necessita da atuação conjunta entre mouse e do tablet, integrados por um software. Em uma segunda fase, o mouse funcionará em qualquer computador, pois vai interagir com outros sistemas operacionais, como IOS e Windows, sem a necessidade de instalação do software.


Fonte: http://www.brasil.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário