00:00 Sábado, 18 de Fevereiro de 2012
Fernando da Hora |
Camarote da Acessibilidade, no Pátio do Carmo |
Desfile do Galo conta com espaço que inclui cidadãos no Carnaval Multicultural do Recife
Por José Gomes Neto
Se diversão também é um direito de todos, sem exceção, então que a amplitude deste conceito se estenda ao Carnaval. Em sintonia com esta realidade, a Prefeitura do Recife, por intermédio da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, fomenta há dois anos o Camarote da Acessibilidade, que fica instalado no Pátio do Carmo, bairro de Santo Antonio, centro do Recife. A ação é feita em parceria com o governo do Estado. Este direito está assegurado pela Lei Federal 10.098/2000.
De acordo com a secretária Amparo Araújo, os serviços oferecidos pela Prefeitura do Recife podem ser considerados satisfatórios e atendem aos anseios das pessoas com deficiência. “Com certeza, teremos um carnaval com acessibilidade para quem vem brincar nos camarotes e com atendimento à pessoa com deficiência”, atestou.
Os pedagogos Paulo Vieira e Morena Ribeiro são os responsáveis pela atividade de áudio-descrição. O trabalho consiste em transmitir para pessoas com deficiência visual o que está acontecendo durante o desfile do Galo da Madrugada. “O que fazemos é transmitir do geral para o específico, ou seja, como estão os grupos, trios, carros alegóricos, bonecos gigantes e assim em diante”, descreveu Paulo Vieira. Ambos têm mestrado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em Educação Inclusiva e são professores.
E os contemplados atestam a qualidade do serviço. Para o folião Sivonaldo Teodoro, que é vocalista do Grupo Segnos, o carnaval não poderia estar melhor. “Estou gostando muito e acompanhando tudo que nos é transmitido”, disse. Já a historiadora Marluce Cabral, 54 anos, esteve no camarote na companhia de uma amiga e garantiu que “o essencial não se vê com os olhos, mas se sente com o coração.”
Fonte: http://www.recife.pe.gov.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário