Educação de alunos portadores de altas habilidades/superdotação
DESAFIOS NA EDUCAÇÃO DE SUPERDOTADOS
. De acordo com o Censo Escolar (Brasil, 2006), apenas 2.769 alunos foram identificados como superdotados.
. No Brasil, além de terem pouca visibilidade, os superdotados constituem ainda um grupo que é pouco compreendido.
. Hostilidade encoberta por parte da sociedade àqueles que apresentam um potencial superior.
. É absurdo investir em programas para alunos superdotados quando existe um largo contingente de alunos com distúrbios e deficiências diversas que precisam de atendimento especializado.
. Apoio limitado da sociedade aos projetos na área de superdotação. Atendimento ao superdotado visto como elitista.
. Resistência à implementação de um atendimento diferenciado ao superdotado, fruto de uma série de ideas falsas sobre eles.
MITOS SOBRE OS SUPERDOTADOS
. Supervalorização de fatores genéticos, colocando-se em segundo plano o papel do ambiente para o desenvolvimento de habilidades e competências.
. O superdotado tem recursos intelectuais suficientes para desenvolver por conta própria o seu potencial superior.
. O aluno superdotado apresenta um excelente desempenho acadêmico em todas as disciplinas curriculares.
. Aluno superdotado visto como excêntrico, instável emocionalmente e isolado socialmente.
. O potencial superior se desenvolve apenas em contextos de nível sócio- econômico médio ou elevado.
. Prevalência de alunos em programas para superdotados.
. Identificado equivocadamente como autista, hiperativo ou portador de algum distúrbio de aprendizagem, como déficit de atenção, ou de problemas de conduta comportamental.
. Superdotados constituem um grupo homogêneo em termos cognitivos e afetivos.
POR QUE INVESTIR NA EDUCAÇÃO DE ALUNOS SUPERDOTADOS?
“Os alunos superdotados de hoje são os líderes culturais, econômicos, intelectuais e sociais de amanhã e seu desenvolvimento não pode ser deixado ao acaso.” (Eyre, 2004)
OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO PARA ALUNOS SUPERDOTADOS
. Desenvolver ao máximo talentos e habilidades.
. Fortalecer um autoconceito positivo.
. Ampliar as áreas de experiência.
. Desenvolver uma autoconsciência social e ética.
. Apresentar produtividade criativa.
. Promover uma aprendizagem significativa e prazerosa.
DESAFIOS NA EDUCAÇÃO DO ALUNO SUPERDOTADO
. Identificação dos pontos fortes e limitações do aluno.
. Atividades desafiadoras e intrinsecamente motivadoras.
. Currículo: conteúdo integrado, complexo, aprofundado.
. Processo de aprendizagem deve privilegiar pensamento independente, investigativo, criativo e crítico, além de prover oportunidades para reflexão/avaliação do próprio processo.
. Conscientização do público em geral, educadores, responsáveis pelas políticas públicas, pais, gestores.
. Alianças: temporárias e permanentes com instituições que apoiam a educação do superdotado.
. Defesa dos direitos deste grupo: ampliação, fortalecimento e renovação da legislação vigente; realização de congressos.
TENDÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DO ALUNO SUPERDOTADO
. Expansão da clientela atendida
(a) Programas para talentos específicos supervisionados por mentores (parcerias com universidades).
(b) Competições e olimpíadas.
(c) Programas de enriquecimento sob a forma de atividades extracurriculares na escola ou fora dela.
TENDÊNCIAS ATUAIS NO CENÁRIO INTERNACIONAL
. Investimento na formação inicial e continuada de professores.
. Garantia, por meio de políticas públicas, de oportunidades educacionais de qualidade por meio de currículo apropriado, organização escolar, uso de recursos e parcerias com a comunidade (Moltzen, 2006).
. Implementação de uma confluência de abordagens que permitam uma aprendizagem acelerada e experiências de enriquecimento em áreas diversas.
. Entre as modalidades de programas mais utilizadas, destacam-se a aceleração de aprendizagem e enriquecimento curricular.
. Reconhecimento crescente de que as necessidades do superdotado passam pelas áreas cognitiva, afetiva e social, a serem levadas em conta nas propostas educacionais.
. Como não existe um perfil único de aluno superdotado, é necessário diversificar os procedimentos de identificação e avaliação destes alunos.
. Isto é especialmente importante no caso de alunos desfavorecidos socioeconomicamente ou alunos com dificuldades de aprendizagem.
. É fundamental estabelecer uma parceria entre família e escola no que diz respeito ao processo de estimulação das habilidades do aluno superdotado.
DIREITOS DO SUPERDOTADO
(National Association for Gifted and Talented Children, 2007)
Você tem direito a:
. Saber mais sobre seu talento.
. Aprender uma coisa nova a cada dia.
. Desenvolver seu talento com paixão sem precisar pedir desculpas.
. Ter uma identidade para além do seu talento.
. Se sentir bem quando vivencia experiências de sucesso.
. Errar.
. Buscar ajuda no desenvolvimento de seu talento.
. Ter uma variedade de amigos.
. Escolher que áreas de talento você deseja se aprofundar e especializar.
. Não demonstrar seus talentos o tempo todo.
“O potencial do superdotado é inquestionavelmente o recurso natural mais precioso que uma civilização pode ter.” (Sternberg & Davidson, 1986)
**********************
A referida matéria nos dar uma visão geral de forma resumida da educação dos alunos portadores de altas/superdotação. Passados 3 anos e meio, podemos notar que o tema vem sendo cada vez mais discutido e, o número de alunos reconhecidos nas escolas tanto públicas quanto particulares de ensino tem aumentado consideravelmente.
Atualmente, as políticas públicas tem intensificadas suas atuações na inclusão social e educacional de alunos da rede pública , onde os portadores de altas habilidades/superdotação estão resguardados na educação especial, tendo seus direitos garantidos nas legislações pertinentes.
Referência:
http://www.senado.gov.br/sf/comissoes/CE/AP/AP20080626_superdotados_DeniseFleith.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário