Sempre que participamos de alguma formação continuada, palestras, cursos ou seminários ouvimos que não existe uma "receita pronta" e acabamos usando este mesmo discurso. Mas como professora de sala, com minhas dúvidas e anseios diante do desafio de proporcionar a melhor aprendizagem para meus alunos sempre fiquei muito incorformada ao ouvir isto.
Talvez por isso decidi criar este blog, não para trazer receitas prontas, mas para propor ingredientes que poderão ser modificados de acordo com a sua funcionalidade e com a necessidade de cada aluno.
Gosto de ressaltar que muitas vezes o aluno com deficiência precisa de um material adaptado devido a sua deficiência, mas não necessita de uma aula especial para ele. Ao planejar nossas aulas, nós professores, precisamos preparar uma aula para TODOS.
Incas, Maias e Astecas
Quando esta professora me pediu sugestões para trabalhar com o aluno com deficiência eu pedi a ela o que seria oferecido aos demais alunos da sala. Este é um ponto que deve ficar muito claro, nossos alunos com deficiência não precisam de uma aula especial, eles podem e devem receber as mesmas explicações e conteúdos, basta um material adaptado que pode ser preparado até mesmo pelo professor.
Informações que recebi da professora:
- Leitura de texto informativo;
- Observação do Mapa das Américas;
- Pintura do mapa, identificando os países que tiveram a presença das civilizações pré-colombianas;
- Recorte de gravuras para montar um mural;
- Produção textual;
- Avaliação.
Sugestões do AEE para a professora:
- O aluno poderia participar com os demais alunos nos itens 1 e 2;
- Para complemtar levei um cd de música dos Andes, TODOS os alunos iriam ouvir;
- Este aluno em questão tem paralisia cerebral e o controle motor comprometido, ao invés de pintar o mapa ele iria localizar os países com bandeirinhas;
- Ao invés de recortar as gravuras, ele poderia selecioná-las entre outras e montar o mural com seus colegas;
- O jogo de memória, para que todos os alunos da sala pudessem jogar, foi oferecido e sugerido uma nova regra: ao encontrar os pares os alunos poderiam falar a respeito dela. Como pode-se observar na foto o jogo de memória foi feito em e.v.a para facilitar o manuseio;
- A produção textual também é possívem, mesmo que o aluno não tenha desenvolvido a habilidade da escrita convencionalmente. Neste caso o texto é feito com lacunas onde o aluno completa com gravuras;
- A avaliação pode ser feita a todo instante, observando as respostas do aluno diante do material oferecido.
Para completar este "kit", levei um par de meias de lã de lhama e uma bolsinha de artesanato chileno. São objetos que podem ser relacionados e servir como ponte para os alunos.
Creio que é possível perceber que esta é uma aula preparada para TODOS e adaptações como o e.v.a no jogo, as plaquinhas para o mapa e as gavuras para o texto permitirão a participação do aluno com deficiência.
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