quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Primeiros passos... para funcionamento da Sala de AEE







Primeiros passos...

Este é um espaço para que possamos compartilhar nossas experiências nas Salas de Recursos Multifuncionais, assim como eu há muitas professoras iniciando este novo desafio.
Aqui ficarão registradas as etapas, desde o início da sala. 

Muitos colegas me escrevem pedindo orientações, perguntando como começar, o que fazer primeiro, qual o momento certo para iniciar com os alunos e tantas outras dúvidas, por isso vou descrever como minha sala vem "acontecendo". 

Esta sala deve ser preparada com calma, sem precipitações para que os atendimentos ocorram de forma eficiente.

Sugestões de acordo com minha prática:

Receber todos os materiais - dica importante: organize todas as notas fiscais em uma pasta, mantenha todos os documentos, ou cópias, em ordem e de fácil acesso;
Organização da sala -  prepare sua sala com muito carinho, confiante de que este será um local muito importante para sua escola, para os professores que nela trabalham, para você e principalmente para os alunos que serão atendidos;

Apresentação da sala - vá até as salas de aula, converse com os alunos e pesquise como eles reagem diante de uma pessoa com deficiência e se existem pessoas com deficiência em suas famílias. Explique a função desta nova sala e a quem ela se destina. Depois convide os alunos para conhecer a sala, mostre os materiais, jogos, livros, enfim, tudo o que já estiver a disposição para os atendimentos. Propor um retorno como ilustrações e poesias sobre a visita é outra dica;

Alunos atendidos - este é o momento para verificar quais os alunos serão atendidos. Verifique a série, idade e dificiência. Leia as informações contidas na escola (geralmente este material fica com a orientação) para começar a conhecer os alunos. Após esta listagem, acompanhe os alunos nas salas de aula, observe como eles interagem com os colegas, suas dificuldades diante da atividades e suas habilidades;

Organização dos horários - agora que você já pode organizar os horários dos atendimentos (dia da semana, horário, duração e se o atendimento será individual ou em grupo). Lembre-se que este é um horário provisório que poderá ser modificado após a reunião com os pais;

Reunião com a equipe pedagógica da escola - este é um momento para que detalhes sobre a sala possam ser discutidos e as reuniões para os professores e os pais seja planejada;

Reunião com os professores da escola -  esta reunião é muito importante para que os professores entendam com clareza o que é uma sala de recursos multifuncionais, o que é o AEE e quais alunos srão atendidos. Este é o momento para explicar aos professores que o AEE não é um reforço escolar e o trabalho será em conjunto com articulações entre os professores de sala e a professora da SRM;

Reunião com os pais dos alunos - nesta reunião é importante exclarecer aos pais exatamente o que é o AEE e qual o tipo de atendimento que seus filhos receberão. Nesta reunião será explicado todo o funcionamento da sala, dias, horários, duração. Neste momento poderá ser entregue aos pais um caderno/agenda com orientações e horários, esta agenda servirá para anexar relatórios e como meio de comunicação entre pais, professores de sala e professora da SRM. Certamente ao final da reunião os pais ficarão curiosos para conhecer a sala. É importante que eles sejam recebidos com atenção e carinho para que possam se sentir seguros do trabalho que será realizado;

Início dos atendimentos - uma boa dica é iniciar os atendimentos uma semana após a reunião com os pais, assim é possível reorganizar os horários, se for necessário;

Nenhum comentário:

Postar um comentário