Descrição da imagem: criança deitada segurando um lápis rabiscando um papel.
Porque causa tanto dano na criança aprender a ler escrever antes da segunda dentição?
Esta pergunta toca um dos mais importantes problemas que existem nesta idade.
Esta pergunta toca um dos mais importantes problemas que existem nesta idade.
Porque nada é mais danoso para a criança que a pressa de ensinar-lhe a ler e escrever
prematuramente. Nos primeiros sete anos funciona a força vital, a força construtora no físico,
formando e modelando desde a cabeça; penetra no fígado, pulmões, coração,
etc, estabelecendo sua força devida e estrutura correta. Deste modo se adquire a base
física sadia para toda a vida. Mais tarde haverá somente um crescimento do formato;
a forma básica não modificará jamais. Daí se pode compreender facilmente que a
criança necessita de todas as forças construtivas para conseguir sua mais completa
formação orgânica antes da troca dos dentes, troca com que a mesma natureza indica que
terminou a estrutura básica.
prematuramente. Nos primeiros sete anos funciona a força vital, a força construtora no físico,
formando e modelando desde a cabeça; penetra no fígado, pulmões, coração,
etc, estabelecendo sua força devida e estrutura correta. Deste modo se adquire a base
física sadia para toda a vida. Mais tarde haverá somente um crescimento do formato;
a forma básica não modificará jamais. Daí se pode compreender facilmente que a
criança necessita de todas as forças construtivas para conseguir sua mais completa
formação orgânica antes da troca dos dentes, troca com que a mesma natureza indica que
terminou a estrutura básica.
Se parte das ditas forças são minadas por ser dedicadas a outras atividades, a
força modeladora diminui de modo que a formação orgânica não pode levar-se a
cabo em sua totalidade.
força modeladora diminui de modo que a formação orgânica não pode levar-se a
cabo em sua totalidade.
Cada letra, cada palavra com que se ensina a criança a ler ou escrever nesta idade, diminui
a dita força vital cuja missão é construir. Debilita-se a base orgânica para a vida, pois é
levada para outra direção, e diversifica-se a atividade da formação orgânica produzindo
mais tarde uma debilidade ou enfermidade em alguma parte do ser humano. Numa
palavra, toda influência prematura pode conduzir eventualmente a uma posterior enfermidade
na vida adulta.
a dita força vital cuja missão é construir. Debilita-se a base orgânica para a vida, pois é
levada para outra direção, e diversifica-se a atividade da formação orgânica produzindo
mais tarde uma debilidade ou enfermidade em alguma parte do ser humano. Numa
palavra, toda influência prematura pode conduzir eventualmente a uma posterior enfermidade
na vida adulta.
Se pode impelir a criança a que aprenda a ler e escrever um pouco antes do normal, mas
este esforço se pagará caro mais tarde acelerando a dissecação (secamento) e rigidez
dos membros. Além disso, esta pressa e aflição empurra criança para uma maturidade
física prematura, angústia e restrição da alma e espírito, formando assim pessoas mais
voltadas para o materialismo que para viver com plenitude pessoal.
Devemos deter a criança em seu desejo de avançar apressadamente e aprender antes
de seu devido tempo qualquer matéria escolar, para seu próprio bem no futuro.
Toda criança tem certo desejo de aprender as letras, é normal, pois deseja imitar os
adultos também nisso.
este esforço se pagará caro mais tarde acelerando a dissecação (secamento) e rigidez
dos membros. Além disso, esta pressa e aflição empurra criança para uma maturidade
física prematura, angústia e restrição da alma e espírito, formando assim pessoas mais
voltadas para o materialismo que para viver com plenitude pessoal.
Devemos deter a criança em seu desejo de avançar apressadamente e aprender antes
de seu devido tempo qualquer matéria escolar, para seu próprio bem no futuro.
Toda criança tem certo desejo de aprender as letras, é normal, pois deseja imitar os
adultos também nisso.
Igualmente deseja conhecer os números, mas esse aspecto da imitação deve ser restringido
e controlado. Ajudamos mais a criança se desviamos temporariamente suas ânsias
de aprender, pois assim ela guardará fresca sua força vital e será capaz de
desenvolver-se melhor durante o resto de sua vida.
e controlado. Ajudamos mais a criança se desviamos temporariamente suas ânsias
de aprender, pois assim ela guardará fresca sua força vital e será capaz de
desenvolver-se melhor durante o resto de sua vida.
As forças construtivas normalmente terminam a primeira fase de seu trabalho com a
segunda dentição, ficando livres para dedicar-se inteiramente a sua próxima tarefa
construtiva no intelecto e na memória.
Tudo foi promovido e previsto por uma sabedoria muito elevada e devemos melhor
respaldá-la e honrá-la no lugar de tratar de mudar “algo” ao nosso desejo. Não é muito
tarde para começar o aprendizado da leitura e escrita aos sete anos, pois só quando as
forças formadoras estão livres é que podem dedicar-se ao aprendizado no seu curso normal,
e a criança pode plenamente gozar de tal aprendizado. Devemos evitar que as crianças
se lancem prematuramente a atividades para as quais não estão preparadas ainda pois
temos de cuidar que seus corpos cresçam e se formem sem danos e entregar à
sociedade homens íntegros, sinceros, positivos e verdadeiros, os quais sendo
adultos, possuam um corpo sadio e apto, dotado de um espírito e uma alma
que com prazer receberá o devido conteúdo de sua sorte.
segunda dentição, ficando livres para dedicar-se inteiramente a sua próxima tarefa
construtiva no intelecto e na memória.
Tudo foi promovido e previsto por uma sabedoria muito elevada e devemos melhor
respaldá-la e honrá-la no lugar de tratar de mudar “algo” ao nosso desejo. Não é muito
tarde para começar o aprendizado da leitura e escrita aos sete anos, pois só quando as
forças formadoras estão livres é que podem dedicar-se ao aprendizado no seu curso normal,
e a criança pode plenamente gozar de tal aprendizado. Devemos evitar que as crianças
se lancem prematuramente a atividades para as quais não estão preparadas ainda pois
temos de cuidar que seus corpos cresçam e se formem sem danos e entregar à
sociedade homens íntegros, sinceros, positivos e verdadeiros, os quais sendo
adultos, possuam um corpo sadio e apto, dotado de um espírito e uma alma
que com prazer receberá o devido conteúdo de sua sorte.
Texto de Nora von Baditz, do livro: “Que es necessário a el niño”. (Retirado do grupo Pedagogia Waldorf
para a Família, no Facebook).
Fonte - http://arivieiracet.blogspot.com.br/
para a Família, no Facebook).
Fonte - http://arivieiracet.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário